É o responsável pela comunicação entre homens e deuses. Domina as porteiras e encruzilhadas. Quando há festa de orixá, Exu sempre recebe a primeira oferenda. É um orixá brincalhão, ousado, bom e ruim ao mesmo tempo. Suas cores são vermelho e preto. Fuma charuto, cachimbo e cigarro. Bebe cachaça, água e mel. Come farofa de dendê, bode e frango. Seu elemento é o fogo.
OGUM
É o orixá do ferro e da guerra. Abre e domina os caminhos com sua espada. Suas cores são verde e vermelho. Toma cerveja branca. Come farofa de dendê com feijão verde, bode, frango e feijoada. Suas frutas são manga espada e cana-de-açúcar. Seu dia é terça-feira. Seu elemento é o ferro.
Sustenta a gira Ogum Não deixa a demanda entrar É hora, é hora, é hora Ogum É hora de trabalhar É cavaleiro da Oxum É remador de Iemanjá Ele é soldado, ele é guerreiro É ordenança de Oxalá | ![]() |
Domina as matas. Deus da caça, do verde. Suas cores são verde e branco. Come porco, bode e frango. Suas frutas são melão e sapoti. Seu dia é a quinta-feira. Seu elemento é a mata.
Cadê minha fera braba Meu tigre devorador ? Eu atirei ele caiu Chegou Odé caçador | ![]() |
OMULU
Senhor das doenças. Tanto cura quanto causa, principalmente as doenças de pele. Ele foi abandonado por ter o corpo coberto por chagas; por isso usa uma veste de palha da costa. Suas cores são branco, preto e vermelho. Come bode, frango e pipoca. Sua fruta é a romã. Seu dia é a segunda-feira. O elemento de Obaluaê, como também, é chamado, é a doença.
Omulu Baluaê Omulu Leva os contrário Omolu Limpe os doente Omolu Leva as demanda Omolu tu és Omulu tu és Omulu tu és Defensor de demanda | ![]() |
Deusa das águas barrentas, da lama. É uma senhora velha que domina o lodo dos rios e dos mares. É calma, lenta e constante. Sua comida é cabra, franga e farinha de milho. Sua cor é o roxo. Sua fruta é uva escura. É carinhosamente chamada de “vovó”. Seu dia é o sábado. Seu elemento é o barro, a lama.
Se Nanã Borokê é minha vó Sou filho de Obaluaê Eu adorei o seu otá E seus axés Nanã me deu |
Orixás crianças. Poderosos. São brincalhões, mas trabalham tanto quanto os outros orixás. Suas cores são todas. Comem bolo, cocadas, manjares, caruru, balas e doces. Adoram água com açúcar, mel e guaraná. Seu dia é o domingo. Suas frutas são melancia, banana, maçã, pêra e melão. Seus elementos são os brinquedos e tudo ligado às crianças.
Bêjin também é orixá Bêjin também é orixá Terra que bebé chorou Bêjin, Bêjin Orixá eu sou Bêjin, Bêjin Orixá eu sou | ![]() |
OXUM
Dona do ouro, deusa do amor, rainha das cachoeiras. Materna, bela e vaidosa, delicada e jovem. Adora receber presentes: flores, jóias, espelhos, e perfumes; e banhar-se nas águas dos rios. Coem doce, franga, cabra, bolo, mel, omolucum. Suas frutas são mamão, banana, maçã, melancia, melão, laranja mimo do céu. Sua cor é o amarelo. Seu dia é quinta-feira. Seu elemento é a água doce.
Ari yê yê Mãe Oxum é um tô No seu Alá vamo’ saravá No Oriente já deu sinal Rainha do ouro As Oxum vai chegar Ari yê yê Oxum ! | ![]() |
XANGÔ
É o orixá da justiça. Deus dos trovões, das pedreiras. Suas cores são vermelho e branco. Come frango, carneiro, amalá, jerimum. Suas frutas são maçã ejambo. Seu dia é a quarta-feira. Seu elemento é a pedra.
Dizem que Xangô Mora na pedreira Mas não é lá sua morada verdadeira Ele mora no clarão da Lua Onde mora Santa Bárbara Oxumaré e Jesus | ![]() |
Rainha dos ventos, raios e tempestades. É um orixá sensual, muito feminina, guerreira e valente. Usa um chicote para espantar os eguns. Sua cor é o rosa coral. Come cabra, franga, acarajé e cenoura com mel. Suas frutas são jambo, maçã vermelha e manga rosa. Seu dia é quarta-feira. Seu elemento é o vento.
IEMANJÁ
Orixá maternal. Acolhedora e compreensiva, calma e ativa. Rainha das águas. O mar é a sua morada. É a mãe da maioria dos orixás. Iemanjá não tolera mentira e traição, por isso seus filhos demoram a confiar em alguém. Sua comida é franga de leite, ovelha, milho branco, manjar, arroz com mel. Suas frutas são maçã branca, uva, pêra, melão. Seu dia é o sábado. Sua cor é o azul claro. Seu elemento é o mar.
Foi n’areia Foi n’areia Eu fiz um pedido À mamãe sereia À Iemanjá Para nunca mais penar | Foi n’areia Foi numa noite N’areia branca do mar A lua lá no céu Iluminou o meu caminho Sereia, a Rainha do Mar |
Ao contrário de Exu, Oxalá ou Orixalá é o mais calmo. Pai de todos os orixás simboliza a paz, a pureza, a tranqüilidade. Seu dia é a sexta-feira. Sua cor é o branco. Come frango, pombo, carneiro, inhame, arroz com mel, milho branco. Suas frutas são uva, laranja mimo do céu. Maça branca. Bebe água mineral. Seu elemento é o céu.
Orixalá é o rei do mundo inteiro Vem abençoar esse gongá Clareia, meu pai clareia Lev’as correntes pras ondas do mar | ![]() |
Nenhum comentário:
Postar um comentário