
Por exemplo 3 pessoas em uma montanha russa pode significar 3 impressões beeeem diferentes do que entendemos por realidade “interação com montanha russa”. Vamos ver:
A primeira grita eufórica e adora a experiência; a segunda grita quase desesperada e odeia a experiência; a terceira... bem... a terceira não deveria ter comido tanto antes de ir ao brinquedo radical.
Sobre realidades, que tal uma visão simples?
Vivemos em pelo menos 3 mundos:
- O exterior, onde se encontram as “figuras” que são compartilhadas, por exemplo a montanha russa (os três captam com os sentidos);
- O interior, onde o que é captado pelos sentidos ganha significado (o que acham da montanha russa)
- O exterior com significado, que é o conjunto de “figuras” interiorizadas, que ganharam significado, e agora servem de cenário onde as relações ocorrem (é a relação com a montanha russa e o com o significado dado).
Você sofre por temer algo? Este medo é o resultado proporcional ao estímulo (montanha russa) ou está superdimensionado?
O medo esta baseado nas imagens interiores que carregamos e que associamos às imagens externas (captadas pelos sentidos). Por isso que o mesmo estímulo causa reações diferentes em diferentes pessoas.
Se o medo, a insegurança, a timidez extremada te atormentam, considere que algumas figuras do mundo exterior ganharam um significado em seu mundo interior, que, no terceiro mundo – o mundo das relações- te causam sofrimento.
Então não é a barata que te faz sofrer por medo? Não. É, sim, o que ela significa para você (e este significado esta nas imagens internas)
O que fazer? Ressignificar cada uma dessas relações e imagens. Ou seja, escolher imagens interiores diferentes para associar àquelas imagens exteriores que por enquanto estão assustadoras.
O que se esconde na escuridão? O que é revelado pela Luz. Escolha ligar as luzes para desconstruir os medos.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir